Now Reading
Águas Claras

Águas Claras

MARATONA DAS ÁGUAS CLARAS

CIDADE NOVA LIMA, MINAS GERAIS
PONTO DE INÍCIO E RETORNO PORTARIA DO CONDOMÍNIO VILA DEL REY
DISTÂNCIA APROXIMADA 42KM
GANHO DE ELEVAÇÃO APROXIMADO 1450M

Uma maratona um tanto curiosa pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. Contudo, se não quiser se aventurar pelos aproximadamente 42km desenhados no mapa, vale se aproveitar de algumas trilhas e conexões especiais que existem pelo caminho.

Primeiramente graças ao Ramal Férreo Águas Claras. Construído na década de 1970, este braço da Estrada de Ferro Central do Brasil era utilizado pela mineradora Águas Claras, situada logo atrás da Serra do Curral, e que atualmente está desativada.

O início do percurso se dá atravessando o Vale do Mutuca, onde sai a Trilha Perdidas, até encontrar a BR356 nas proximidades do Anel Rodoviário. Ali entramos no Bairro Pilar para pegar o ramal férreo no sentido Solar do Barreiro, onde está uma das portarias do Parque Estadual Serra do Rola Moça. Aqui temos uma subida forte – uma singletrack para evitar o estradão – nomeada pelos ciclistas como Korea.

Depois de cruzar a Serra do Rola Moça e avistar a Serra da Calçada, começamos o retorno atravessando novamente a BR356, na altura do Bairro Jardim Canadá, e pegamos um estradão de terra conhecido como Casarões. Por ali descemos até o Bar do Marcinho, de onde subimos para pegar a Speedway e retornar para o Vale do Mutuca.

Uma maratona conectando o Vale do Mutuca com a Serra do Rola Moça graças ao ramal férreo semi-desativado Águas Claras.